DICAS DE COMPRAS



Seja um comprador esperto

Share on facebookShare on twitterShare on google_plusone_share Share on emailShare on print
Compradores bem informados têm a vantagem ao negociar preços. Para chegar ao melhor negócio, planeje seus movimentos e tenha paciência:
Saiba o que você quer, mas seja flexível. Reduza sua lista para dois ou três modelos que melhor atendam as suas necessidades e o seu orçamento.

Calcule o preço dos modelos de carro que você deseja considerando os pacotes de opcionais e a taxa de entrega. Se a montadora anunciou um abatimento para o carro, reduza este valor do custo total e passe a negociar novos descontos tendo como base o novo valor.

Pesquise o preço de mercado do seu carro usado em guias especializados ou consulte uma financeira. O preço de um carro usado é determinado pelo seu valor no "atacado" (oposto ao valor de "varejo", que é o preço que o revendedor irá determinar quando revender o seu carro usado).

Você talvez queira vender o seu carro ou utilitário para uma loja de carros usados ou concessionária. Pergunte aos gerentes destes estabelecimentos quanto eles pagariam à vista pelo seu carro e obtenha estas ofertas por escrito. Lembre-se, porém, que seu lucro poderá ser maior se você vender seu carro a um particular. Se a concessionária ou o revendedor não estiverem interessados, o preço ofertado certamente será mais baixo.

Visite as concessionárias e compare os preços do mesmo carro com opcionais iguais ou similares. Provavelmente você não irá conseguir o melhor preço para um carro simplesmente perguntando. É preciso pechinchar! Assim você pode ter uma idéia da disposição da concessionária em negociar. Nunca faça um depósito sobre um carro apenas para verificar o preço. Também não deixe o vendedor lhe empurrar um carro mais caro ou uma versão com opcionais que você não deseja.

Pergunte se o carro está disponível para pronta entrega com os opcionais que você deseja. Se não estiver, pergunte se é possível conseguir um carro do jeito que você deseja em outra concessionária da rede. Não demonstre que você se apaixonou pelo carro. Um vendedor bem treinado pode usar as suas emoções para ganhar vantagem nas negociações.

Calcule a demanda e a oferta do carro que você deseja. Negociar bem um modelo de baixa demanda pode gerar um preço abaixo da tabela, enquanto um carro com alta demanda pode não ter desconto ou até mesmo custar mais do que o preço de tabela. O estoque da concessionária é normalmente reflexo dessa situação. Se você vir no estacionamento da concessionária um grande número de carros de um mesmo modelo, provavelmente este modelo tem baixa demanda.

Não diga ao vendedor que você tem um carro usado até que ele tenha lhe passado um bom preço pelo carro que você deseja. Desta maneira, ele não vai poder inflacionar o valor do seu usado, manipulando o preço de venda do novo, (tais "ajustes" no preço podem funcionar a seu favor se você precisar dar uma entrada muito grande para obter o financiamento, mas é preciso estar alerta).
Antes de finalizar a compra, faça o test-drive do carro que você vai comprar. Você quer câmbio manual e suspensão esportiva? Um test-drive de 15 minutos pode convencê-lo a comprar um carro com transmissão automática e suspensão macia que produz uma melhor dirigibilidade.